terça-feira, 10 de abril de 2012

Mixagens


No processo de armazenamento de áudio, mixagem é a atividade pela qual uma multitude de fontes sonoras é combinada em um ou mais canais. As fontes podem ter sido gravadas ao vivo ou em estúdio e podem ser de diferentes instrumentos, vozes, seções de orquestra, locutores ou ruídos de platéia. Durante o processo, os níveis de sinal, conteúdos de freqüência, dinâmica e posição panorâmica são manipulados e efeitos como reverberação podem ser adicionados. Tal tratamento prático, estético ou criativo é feito de modo a se ter um produto final com maior apelo ao ouvinte, e incorpora efeitos e habilidades que não podem ser conseguidos com uma performance ao vivo.
O dispositivo utilizado para mixagem é conhecido como mixermesa de som ou console de mixagem.


Equipamento


Mixer

Um mixer — ou console de mixagem, ou mesa de mixagem, ou software mixer — é o coração operacional do sistema de mixagem. Mixers oferecem uma grande quantidade de entradas cada uma alimentada por uma trilha de um gravador de múltiplas pistas. Um mixer normalmente tem duas saídas, no caso de um mixer stereo, ou oito saídas, no caso de um mixer surround.
Os mixers podem oferecer três funcionalidades:
  • mixagem — soma de todos os sinais de entrada, o que é normalmente feito por um amplificador dedicado ou um algoritmo simples, no caso da mixagem digital;
  • roteamento — permite a passagem dos sinais de entrada através de cadeias de efeito pré-programadas, chamadas de bus;
  • processamento — alguns mixers oferecem processamento extra, como equalizadores e compressores.

Para saber mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário